Veranico em Montreal

, , 2 comments
Quero saber quem foi que desligou o ar-condicionado!

Todas as vezes que a temperatura dentro de casa sobe, olho para o termômetro e ele está marcando entre 28 e 30 graus, imediatamente  ligo o ar condicionado abro a janela. Mas nesse domingo, dia 18 de março de 2012, eu liguei o ar condicionado abri a janela e não senti aquele ventinho geladinho refrescar o apartamento. O que aconteceu???

Aconteceu, meu povo, que a exatos 3 dias para terminar o inverno (sim, aquela estação do ano que dura 6 meses no Canadá) e que a 3 dias do início da primavera (sim, aquela estação que metade dela ainda tem neve caindo) um calor inesperado, quente e sobrenatural se instalou nessa cidade! E isso é tão anormal, que eu preciso fazer uma pausa nos post's sobre Como se Vestir no Inverno, para falar um pouco sobre o: Veranico em Montreal. Você um dia esperou que pudesse ouvir alguém dizendo isso sobre o CA-NA-DA??? Eu sei, nem eu!

Segundo nosso amigo eletrônico Wikipédia, a enciclopédia livre, Veranico é:
"um fenômeno meteorológico comum nas regiões meridionais do Brasil. Consiste em um período de estiagem, acompanhado por calor intenso (25-35 °C), forte insolação e baixa umidade relativa em plena estação fria. Para ser considerado veranico é necessária uma duração mínima de quatro dias, às vezes prolongada a várias semanas."
Bommmmm, considerando que a meteorologia não mente jamais (só comente uns deslises as vezes) e como a profecia meteorológica é calor até o final de semana, podemos sinceramente chamar esse calor que estamos sentindo por aqui de um verdadeiro Veranico, por mais surreal que isso possa parecer. Também podemos considerar uma atualização no texto do Wikipédia, dizendo que "esse fenômeno meteorológico também pode acontece em algumas regiões do Canadá", concorda comigo?

Mas afinal, o planeta está enlouquecendo? É aquecimento global? É o fim do mundo? É exagero da Colatinense? A resposta eu não sei, tudo o que eu sei é que tá bom demais da conta poder andar na rua, após quase 5 meses, sem o casaco de neve e toda a indumentária que o acompanha!

É bem fato que isso só se tornou bom pra mim agora, no Brasil a gente não tem muita noção dessa sensação porque é calor quase o ano todo (sim, estou considerando aquela semana de Julho que ninguém sai de casa quando fazem 14 graus... rsss). Aqui, fazer sol e poder sair lá fora para sentir o calor é uma questão de obrigação! Você precisa fazer isso!

E isso não é coisa de gente que nasce nos arredores da linha do equador não, é para os nascidos e criados por aqui pelo norte também! É impressionante como um único dia de calor muda tudo, como enchem as rua de pessoas, crianças, idosos, bicicletas, cachorros, motos e até de carros conversíveis! Tinham tantas pessoas na rua ontem, tanto movimento, que eu ficava imaginando todos eles intocados em suas casas torcendo pra Marmota estar certa e poderem enfim tirar seus singelos conversíveis da garagem... rss

Olhem só a foto que eu tirei ontem as 18h no Parc Lafontaine (o branquinho no lago é gelo e neve)



E foi preciso um dia só com temperatura em torno dos 22 graus, uma grama amarelada pelo fim da neve derretida e um céu azul pra surgir gente de todas as idades se espalhando por aí.

E para completar esse fabuloso calor dominical, ontem foi dia de Saint Patrick, conforme manda a tradição, tivemos o desfile anual, que esse ano foi muito, muito, mas muito mais animado do que o ano passado. Para fechar esse caloroso post canadense, deixo um filminho com alguns dos momentos do desfile:




update: No vídeo há muitos gritos (abaixe o volume.. rss), muito chato, mas isso é reflexo da alegria do povo. Dia de St. Patrick é o único dia que se pode beber na rua. Bom, poder eu acho que não pode não, mas fazem vista grossa, ninguém multa ninguém. Então junte a liberdade alcoólica com o calor? O desfile de St. Patrick esse ano chegou bem perto de um carnaval em Salvador! hahahahahaha

2 comentários:

  1. Bacana o post. Da até pra pensar de onde todas as pessoas sairam, se são todas da cidade mesmo, pois não se vê tanta gente na rua assim, né? Na primeira foto tem umas pessoas encima do lago congelado,é? o Video tbm legal, mas os gritos :-S ...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. É sim, o lago está congelado ainda. Ele é uma pista de patinação durante o inverno.

    Os gritos ficaram terríveis, mas é reflexo da alegria das pessoas! rsss

    Dia de St. Patrick é o único dia que se pode beber na rua. Bom, poder não pode, mas ninguém multa ninguém por isso. Então junte isso ao calor que estava fazendo. Temos uma grande festa! rsss

    Abraços

    ResponderExcluir